9 de junho de 2011

Email Marketing o que é?

O email marketing é um processo de comunicação de marketing que utiliza o email como ferramenta de distribuição da informação.
Segundo alguns estudos, uma das principais razões para as pessoas se ligarem à Internet, é para ler o email.
Daqui se pode concluir que o email marketing seja uma poderosa ferramenta de marketing para as empresas promoverem os seus produtos, serviços ou simplesmente para comunicar com os seus clientes.
Os americanos que fazem internet marketing gostam de dizer que “the money is in list” ou seja o dinheiro está na lista de email que possuímos.
Exemplo de uma lista de email marketing
Se tivermos uma lista de emails de pessoas interessadas num determinado assunto, por exemplo assuntos relacionados com a preservação do meio ambiente, podemos enviar-lhes um email sobre um produto que lava a roupa sem detergentes e sem quimicos.
Pessoas que subscreveram uma lista de emails em que o assunto da lista trata da preservação do meio ambiente, ou o site em que se inscreveram está relacionado com a preservação ambiental, vão receber a promoção de um produto que lava a roupa sem utilizar detergentes e produtos químicos de forma natural, pois este produto preserva o ambiente.
Daqui se compreende que a taxa de conversão será bastante boa. Agora vejamos, se ganhar 30€ por cada produto vendido, e tiver uma lista de 1000 mil subscritores, 3% a 4% deles comprarem o produto, irá fazer cerca de 1000 Euros. E se tiver 100.000 cem mil inscritos? Já fez as contas?
E o melhor disto tudo é que continua com os emails para voltar a enviar mais publicidade no futuro!
O email marketing dá tanto dinheiro aos especialistas em email marketing que eles até costumam dizer que sempre que necessitam levantar dinheiro mandam um email!
Como em tudo não há nada que dê muito dinheiro sem trabalho. No email marketing temos de aprender como criar listas de email de pessoas que estejam interessadas num determinado produto, e como comunicar de forma eficaz com elas.
Se tiver uma lista de pessoas que estão interessadas em comida saudável, não vai ganhar nada se lhes enviar um email a promover o melhor telemóvel do mundo com um preço espetacular.
O segredo do email marketing , é criar uma lista de pessoas interessadas no que irá promover no futuro.